27 de out. de 2007

ENTREVISTA AO JORNALZINHO VERDADE VIVA

A exatamente oito dias para o lançamento do livro do livro “Pilar - Da Aldeia Cariri aos Nossos Dias, o autor, o professor Lucimário Augusto foi entrevistado pelo Jornal Verdade Viva, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Virgínio Veloso Borges.
JORNAL VERDADE VIVA – De onde surgiu a iniciativa de escrever sobre Pilar?
PROFº LUCIMÁRIO AUGUSTO – Faz quinze anos que moro em Pilar e há muito tempo encantei-me com a história desta terra de meu pai, João Augusto. Ao chegar aqui em Pilar, senti por parte de seus habitantes certa indiferença sobre a riqueza cultural, histórica, e turística desta cidade; não sei se por falta de interesse ou desconhecimento da grandiosa participação que Pilar tem na história da Paraíba. Preferi optar por falta de conhecimento. Por isso, resolvi levar este conhecimento sobre Pilar, de um modo geral, aos estudantes, professores e ao pilarense, inicialmente, através de um vídeo “Pilar – de Ontem e de Hoje”, trabalho este realizado pela Prefeitura Municipal de Pilar em 1998. A parti daí vi que aquele instrumento era o caminho certo de levar o conhecimento para os pilarenses, entretanto o custo era muito elevado. Não desisti da idéia e mais tarde, em 2000, escrevi o livro “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora”, com 58 páginas, patrocinado pelo SEBRAE-PB. Continuei persistente no meu objetivo e no próximo dia 03 de novembro, sinto-me muito honrado em entregar à comunidade pilarense a segunda edição do livro Pilar – da Aldeia Cariri Aos Nossos Dias, totalmente revisto e atualizado com 166 páginas, patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) do Governo do Estado da Paraíba.

JORNAL VERDADE VIVA – Em que se baseia o livro “Pilar – Da Aldeia Cariri Aos Nossos Dias?
LUCIMÁRIO AUGUSTO – O livro “Pilar – Da Aldeia Cariri Aos Nossos Dias é um guia histórico, geográfico e cultural deste município, ideal para estudantes, professores, pesquisadores e estudiosos que como eu foram seduzidos por esta terra rica de memórias. Num texto envolvente, o livro descreve desde o período em que esta cidade foi habitada pelos índios Cariris; quando foi agraciada com o título internacional de Cidade Educadora pela Associação de Barcelona-Espanha até os dias atuais.

JORNAL VERDADE VIVA – Quais foram as fontes de conhecimentos que o autor teve?

PROFº LUCIMÁRIO AUGUSTO – Inicialmente fiz uma clipagem de reportagens e matérias sobre o município de Pilar de diversos jornais; entrevistei habitantes locais (idosos, professores, estudiosos); professores universitários, além de fazer uma vasta pesquisa em livros e internet.

JORNAL VERDADE VIVA – Para constituir o livro, o autor teve algum apoio? Quais?

PROFº LUCIMÁRIO AUGUSTO – Nesta segunda edição tive o apoio financeiro do Fundo de Incentivo à Cultura – FIC, além do apoio moral dos familiares e amigos.

JORNAL VERDADE VIVA – Que mensagem ou conselho você deixaria para os jovens de nossa cidade?

PROFº LUCIMÁRIO AUGUSTO – Jovens pilarenses, valorizem a nossa Pilar, terra tão promissora, como tão bem fez o pilarense ilustre José Lins do Rego. E que não deixemos esta história ser esquecida com o tempo, que seja passada de geração a geração.

Nenhum comentário: