A voz humana e a intriseca dimensao afetiva, visto que a musica gravita em torno das qualidades da voz. (Girolamo Mei - Historiador Italiano).
Odete Francisca de Souza, conhecida por Odete de Pilar canta ciranda e coco de roda desde os 13 anos. Seus pais já participavam de brincadeiras de coco e ciranda no município de Pilar, na Paraíba, passando seus conhecimentos para a filha.
Atualmente, a cantadora mora no Sítio Lagoa do Gonçalo, localizado a 30 minutos do centro da cidade de Pilar, afastada das brincadeiras e do contato com outros grupos.
Odete tem músicas que aprendeu nas brincadeiras de coco e ciranda em Pilar e muitas outras de sua própria composição, que como ela mesma disse, são “tiradas da cabeça”. Suas músicas, que alcançaram tamanha admiração e reconhecimento, são reproduzidas em apresentações de outros grupos, onde muitos não a conhecem pessoalmente, como é o caso da Ciranda do Sol, de Mané Baixinho, localizada no bairro de Cruz das Armas em João Pessoa, que reproduzem várias músicas de Odete durante suas apresentações.
Atualmente, o que impede uma participação maior de Dona Odete nos festejos em que ela é solicitada é a localização geográfica em que se encontra, distante até mesmo, do centro da cidade de Pilar. Suas músicas possuem muita influência africana ou cabocla, características fortes do coco de roda nordestino. Um dos cocos apresentado por Odete remonta o tempo da escravidão em que os negros cantavam enquanto eram construídas as casas de barro em regime de mutirão.
Odete admite a influência dos ritos de candomblé e dos cocos de Jurema em sua família e nas músicas que canta, empregando palavras que remetem à Jurema em vários cantos, além das cirandas compostas por ela, como Serena, serená e Rosinha.
Odete tem muita vontade de participar mais ativamente das brincadeiras de coco, e mesmo com mais de 50 anos e 24 filhos, ela se mostra muito disposta pra cantar e brincar, e, mesmo morando num local afastado dos centros onde acontecem os encontros de coquistas e cirandeiros, vários pesquisadores a procura para escutar os seus cantos.
17 de ago. de 2008
Um olhar ao canto da mestre de ciranda e coco de roda Odete de Pilar (PB)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário