25 de set. de 2008

PARABÉNS PARA MIM!

Estou soprando hoje mais uma velinha!
Mas o que você sabe sobre mim?

NESTA POSTAGEM VOU DECLARAR ALGUMAS VERDADES E CURIOSIDADES SOBRE A MINHA VIDA!

LUCIMÁRIO AUGUSTO DA SILVA, POR ELE MESMO!

Eu, Mário Skol, como sou chamado pelos meus amigos, nasci na cidade de Itaporanga, no interior do Estado da Paraíba, em 25 de setembro de 1972. Filho de João Augusto da Silva, policial militar reformado e Terezinha Noberto de Sousa e Silva, dona de casa.


Lucimário com amigos, na infância

Aprendi as primeiras letras em casa com a irmã mais velha, Lucilene. Iniciei meus estudos formais na Escola Municipal Euclides da Cunha, de Itaporanga em 1980. Conclui o ensino médio na cidade de Santana dos Garrotes - PB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Felizardo Teotônio Dantas, no ano de 1990.
Formatura do Ensino Médio, dezembro de 1990

Iniciei minhas atividades profissionais como professor de ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Genésio Pinto Ramalho - Nova Olinda – PB, no período de 1990 a 1993.
Lucimário e amigos, década de 90
Meu pai, João Augusto, sempre sonhou em voltar à terra natal depois de aposentado. E foi o que aconteceu. A família Augusto mudou-se para a cidade de Pilar no ano de 1992. Aqui, fui professor de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego na cidade de Pilar - PB no período de 1996 a 1999. Graduei-me em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal da Paraíba, em 1997.

Formatura UFPB – em janeiro de 1997

Em 31 de janeiro de 2001, foi a mim conferido o título de professor do Ensino Fundamental (Ensino Médio e Magistério).
Em 2002 foi lançada a primeira edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora”, patrocinada pelo SEBRAE e pela Prefeitura Municipal de Pilar. O referido foi lançado no prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeira, que na ocasião acontecia a 10ª Semana Cultural José Lins do Rego. O evento contou com a presença de autoridades locais, políticos, professores, alunos de diversas escolas, intelectuais e convidados ilustres, entre eles, Dona Bernadete, filha da primeira professora do escritor José Lins do Rego, Dona Dondinha.

1ª edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora”

Lançamento do livro em junho de 2002

Durante dois anos (2002-2004) fui Diretor de Cultura e Turismo Municipal de Pilar - PB. Durante a sua trajetória dentro da Cultura e Turismo, representei este município em vários eventos (feiras, congressos, seminários) a nível municipal, estadual e nacional, promovendo a cidade de Pilar nos seus aspectos históricos, turísticos e culturais. Atualmente sou Presidente da Associação do Movimento Arte e Cultura de Pilar – AMARTE, tendo a representação do Bloco Sem Vergonha, o mais tradicional da cidade. Fui também durante três anos Vice-presidente da Fundação Menino de Engenho.
Exerço ainda desde 1999, a função de Agente Administrativo na Prefeitura Municipal de Sapé - PB.
Atualmente, sou professor de ensino fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego e na Escola. Municipal de Educação. Infantil Antonio Marinho dos Santos.
Sempre incentivei a cultura e turismo na terra de José Lins do Rego, Pilar, contribuindo para o fortalecimento sociocultural deste município. Essa veia cultural desenvolveu quando ainda era estudante do ensino fundamental. Nesse período, 1987, escrevi o infantil “Era uma vez um reino”, algumas peças de teatro adaptadas que, além de dirigi-las, na maioria das vezes, era ator. Em 1989, escrevi o conto “O Sonho” e a parti daí nunca mais parou de produzir, inventar. Em 1993, escrevi o romance “Ovelhas Negras”. Produzi os seguintes curtas-metragens: “Engenho Corredor, o Mundo do Menino de Engenho” (Vídeo documentário - Projeto Final do Curso de Graduação – 1997), “Pilar, de Ontem e de Hoje” (Vídeo documentário - Projeto para a Prefeitura Municipal de Pilar - 1998), além da plaqueta “Corredor, um engenho a deriva” – 2000 e da peça teatral “Doidinho” adaptada do romance de José Lins do Rego, em 2003.
Em 03 de novembro do ano de 2007, lançei na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Lins do Rego, a 2ª Edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri aos Nossos Dias”. Mais uma vez o evento contou com a presença de diversas pessoas importantes do município e de cidades vizinhas.
Faz-se necessário acrescentar que, a 1ª edição livro, datada no ano de 2002, foi editada com o título “Pilar – da Aldeia Cariri à Cidade Educadora.” No prefácio da 2ª edição o autor explica o porquê da revisão: “O referido título foi modificado pelo fato de aquela edição relatar a história deste município até 1999, ano em que a cidade de Pilar recebeu o título de Cidade Educadora pela Associação Internacional das Cidades Educadoras de Barcelona-Espanha. Após, cinco anos após àquela publicação, fez-se necessário acompanhar e ampliar a história de Pilar, além daquela data, pois a história é dinâmica e se constrói dia-a-dia; fatos novos surgiram e foi necessário registrá-los; fatos de ontem e até dos nossos dias na contemporaneidade; daí o novo título: Pilar – da Aldeia Cariri Aos Nossos Dias”.

2ª edição do livro “Pilar – da Aldeia Cariri aos Nossos Dias”.

Lucimário autografando para sua irmã, Lucieny durante o lançamento da 2ª Edição do seu livro.
Atualmente, curso Letras pela Universidade Federal da Paraíba.

Nenhum comentário: